Go to content

Maio de 2009

Góis em Notícias


Maio - Livro de horas do Duque de Berry

çççç

mm

culturais, como o teatro, cinema, concertos, exposições, conferências, etc.
Como forma de melhor descentralizar as diversas actividades e equipamentos na freguesia, e até porque também possui instalações que se podem adaptar a esse fim, julgo que Chã de Alvares tem todas as condições para ser contemplada com um equipamento deste género. Até porque a Chã possui uma enorme tradição na realização de eventos culturais, como por exemplo os encontros de concertinas, as mostras e festivais gastronómicos, exposições etnográficas, representação de peças de teatro até por companhias profissionais e ainda vários concertos de música, desde a música popular e tradicional, passando pelo fado e música ligeira. Ora, aquando da realização destes eventos, nota-se a falta de um espaço mais digno, acolhedor e tecnicamente capaz para acolher tanto quem vem assistir aos eventos, como para os artistas que neles participam.
Para que em Chã de Alvares se instale um espaço cultural, até nem são necessários avultados investimentos, pois os espaços existem - é só escolher entre o Centro de Convívio da Liga de Melhoramentos e a antiga escola - bastando apenas efectuar algumas obras de adaptação do espaço, nomeadamente para o apoio técnico e qualidade acústico e depois apetrechá-lo com um palco amovível, que se possa montar e desmontar facilmente, dotá-lo de estruturas para a iluminação, o som e outros materiais multimédia e de algumas dezenas de cadeiras devidamente adaptadas ao espaço e aos eventos que ali se realizariam. Tudo muito simples e funcional, mas onde o conforto e a estética não sejam descurados. A título de exemplo, e passe a publicidade, podia ser um espaço como os auditórios das lojas FNAC.
Depois de conseguido o espaço cultural, o mesmo teria de ser dinamizado e preenchido com diversas actividades ao longo do ano, que seriam realizadas e promovidas tanto pelos poderes públicos, como pela denominada sociedade civil. Tendo aqui as Ligas e Comissões de Melhoramentos e outras Associações da Freguesia um importante trabalho a desenvolver.
Com as Jornadas Culturais da Freguesia de Alvares à porta, dia 20 de Junho, bem podia ser este mais um ponto de reflexão e de reivindicação.
José Manuel Simões Anjos
in O Varzeense, de 30/05/2009

Freguesia de Vila Nova do Ceira investe mais de 70 mil euros
Sede da Junta de Freguesia recuperada
Cerca de 55 mil euros foi o investimento autárquico total que engloba as obras de recuperação da Sede da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira.
Segundo palavras do Presidente da edilidade varzeense, António Monteiro, este imóvel, encontrava-se em perigo iminente de derrocada do seu telhado, pelo que, já tinha sido alvo de várias candidaturas para a realização das obras. Todavia, por falta de verba só agora foi possível proceder à realização da obra.
O presidente da Junta de Freguesia referiu também que, "esta foi uma obra que só foi possível graças à verba de terrenos dos baldios e à participação financeira da Câmara Municipal de Góis que apoiou com 20 mil euros".

Cemitério de Vila Nova com infra-estruturas melhoradas
O cemitério da Mata, em Vila Nova do Ceira, sofreu recentemente obras de beneficiação e melhoramentos às infra-estruturas, num investimento da Junta de Freguesia local, que rondou os 15 mil euros.
Refira-se que, o cemitério sofreu uma grande intervenção, destacando-se a limpeza geral e concretização dos arruamentos. As obras de melhoria dotaram o espaço de um aspecto mais digno permitindo melhores condições de acesso.

Junta de Freguesia melhora iluminação
A Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira tem-se debatido por melhorar o potencial de iluminação de toda a freguesia varzeense.
Os pontos de iluminação existentes têm sido substituídos por novas luminárias de vapor de sódio, mais conhecidas por luzes amarelas.
As novas lâmpadas melhoram, significativamente, a iluminação sendo importantes para a economia do consumo de energia eléctrica. Tudo isso, mantendo o padrão de qualidade e segurança que os varzeenses merecem, disse o presidente da Junta de Freguesia que acrescentou, que "prevê-se que até final do ano todos os lugares da freguesia sejam contemplados com esta nova iluminação.
Segundo acrescentou o presidente da Junta de Freguesia, as lâmpadas de sódio já estão colocadas numa grande parte da freguesia, faltando apenas substituir as lâmpadas nas povoações de Cabril, Murtinheira, Campelo, Sacões, Monteira, Linteiro e Casal da Ribeira.
"O nosso objectivo é deixar toda a freguesia com um padrão de iluminação uniforme, com as ruas bem iluminadas e com todas as condições de segurança e comodidade que o cidadão merece", acrescentou António Monteiro.

Sanitários públicos para breve
Em Vila Nova do Ceira, "os sanitários públicos, também irão ser uma realidade", prometeu o presidente da Junta, António Monteiro, que acrescentou estar prevista a sua localização, nas imediações da Junta de Freguesia.
António Monteiro referiu que, os sanitários públicos, são um espaço muito necessário na freguesia e que a sua concretização será o mais rápida possível.

Prevenção aos incêndios
Atendendo a que os fogos florestais todos os anos destroem uma parte considerável da floresta portuguesa, António Monteiro entende que "é nosso dever informar e consciencializar a população de que os mesmos constituem uma grande ameaça, que compromete a sustentabilidade económica e social do país."
Para o presidente da Junta de Freguesia varzeense "a política de defesa da floresta contra incêndios não pode ser implementada de forma isolada, devendo envolver a responsabilidade de todos, pelo que, a Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, esta ano, irá participar com uma viatura equipada na prevenção e vigilância aos incêndios florestais, na freguesia de Vila Nova do Ceira.
in O Varzeense, de 30/05/2009

Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira

António Monteiro é o actual presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira. Homem habituado a trabalhar para a freguesia, desde os tempos de trabalhador na Casa do Povo, deu início, agora, às obras na sede da Junta de Freguesia.
Jornal O VARZEENSE - Porquê só agora estas obras, quando era manifestamente evidente a sua necessidade?
António Monteiro - Desde há muito tempo que sabia da necessidade urgente em reparar a sede da Junta. E não era só por causa da degradação visível do edifício, mas sobretudo devido à estrutura do telhado estar demasiado debilitada para poder suportar o elevado peso da telha que a cobria. Todos os Invernos tínhamos a mesma preocupação, pois podia desabar a qualquer momento.
VAR. - Mas, porquê só agora estas obras?
A. Monteiro - Porque só agora conseguimos ter dinheiro para as obras. Fizeram-se, no entanto, várias candidaturas para esse efeito, mas obtiveram sempre a mesma resposta negativa. Entretanto agora surgiu uma possibilidade para a realização da obra com o dinheiro da venda de madeira dos baldios e com o apoio da Câmara Municipal com uma ajuda no valor de 20 mil Euros.
VAR. - Este é o último ano deste mandato. Ainda pensa ser Presidente quando for inaugurado o edifício renovado da Junta de Freguesia?
A. Monteiro - As obras ainda poderão estar concluídas neste mandato. Vamos esperar pelo cumprimento dos prazos por parte do empreiteiro.
VAR. - A propósito do empreiteiro. Consta-se que o empreiteiro não foi escolhido por concurso.
A. Monteiro - Isso é verdade. Tal deve-se à urgente necessidade da conservação dom edifício, sobretudo do seu telhado. A obra até já estava em orçamento já há vários anos. Podemos lamentar que só agora tenha surgido uma oportunidade para a sua concretização. Mas, dada a urgência, nós entendemos não esperar mais para dar início a tal obra. A obra foi planeada com um projecto e uma memória descritiva adequada e dentro de preços que nos pareceram bons. Estamos convencidos que a população de Vila Nova do Ceira vai ficar satisfeita com este melhoramento.
VAR. - Portanto a escolha do empreiteiro não decorreu segundo as exigências habituais?
A. Monteiro - Esta empreitada está enquadrada no diploma governamental, deste ano, que definiu medidas excepcionais, de contratação por ajuste directo, para a celebração de contratos públicos (desde que o custo não ultrapasse determinado limiar). Valor este que, no caso desta empreitada, fica muitíssimo distante. Por isso, estamos tranquilos porque esta obra não vai ultrapassar os 55.000 Euros. Mas, sobretudo, queremos que a obra se desenvolva e se conclua, para que não voltemos a preocupar-nos com a segurança das pessoas que lá trabalham e das que frequentam as instalações da Junta para tratar dos seus assuntos.
VAR. - Que uso vai ser dado às instalações de que habitualmente os serviços da Junta não se servem?
A. Monteiro - Depois das obras concluídas iremos ter, finalmente, uma boa sala multiusos, um espaço museológico, a sede do Clube dos Caçadores e da Junta de Agricultores, etc. Serão umas instalações com conforto, com segurança, climatização, dentro dos padrões de qualidade satisfatórios.
VAR. - Como estamos próximos de eleições, há uma pergunta que não podemos deixar de colocar. Vai-se recandidatar a Presidente da Junta?
A. Monteiro - Já esperava essa pergunta... Mas a decisão de recandidatura não tem nada a ver com estas obras a decorrer na freguesia.
Mas posso já acrescentar que fui convidado pelo secretariado da Secção do Partido Socialista de Vila Nova do Ceira para me recandidatar à presidência da Junta de Freguesia.
Dado que estou fortemente inclinado para continuar o trabalho autárquico no desenvolvimento de Vila Nova do Ceira, aceitei o convite, estando já a convidar alguns elementos para integrarem a minha lista.
VAR. - E já nos pode acrescentar quem irá escolher para integrar a sua lista?
A. Monteiro - Entendo que ainda é cedo para divulgar nomes, mas escolherei certamente pessoas que se mostrem empenhadas no desenvolvimento da nossa terra. Penso apostar nos jovens, pois julgo que serão uma mais-valia para a nossa freguesia.
in O Varzeense, de 30/05/2009

José Rodrigues Miguéis vai ser homenageado em Lisboa

José Rodrigues Miguéis, escritor era filho de Maria Adelaide Rodrigues, nascida no Colmeal em 1858, filha de António Rodrigues e de Jacinta das Dores.
D. Adelaide veio viver para Lisboa com 15 anos e casou com um galego Manuel Maria Miguéis Pombo, nascido em Pontevedra em 1869.

José Rodrigues Miguéis vai ser homenageado em Lisboa no próximo dia 15 deste mês, numa sessão promovida por José Saramago e pela Prof.ª Teresa Martins Marques (Investigadora do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa), na qualidade de especialista da obra de Miguéis, contando com a presença do Prof. Onésimo Almeida da Brown University e do Prof. David Brokshow da Universidade de Bristol.

Município de Góis vai apresentar folheto informativo

Na próxima sexta-feira, dia 05 de Junho, o Município de Góis, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, irá apresentar o folheto informativo denominado de "Fauna e Flora do concelho de Góis", no Posto de Turismo, pelas 17.00 horas.
Este folheto tem como objectivo dar a conhecer a diversidade, "guiando" o visitante numa viagem pelos meandros da Natureza vislumbrando espécies fantásticas, fauna e flora, com interesse científico, típicas desta belíssima região.
Refira-se que neste dia vai também decorrer a inauguração da Exposição de Pintura do Artista Carlos Simões, no Posto de Turismo de Góis, pelas 17.00 horas.
Esta exposição surge numa parceria com o Município da Pampilhosa da Serra numa acção de promoção dos artistas plásticos naturais deste Município, contando esta exposição com a presença do senhor José Alberto Pacheco Brito Dias, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.
in RCA, edição electrónica

Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado - Homenagem e convívio anual a 13 de Junho
O Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado vai levar a efeito o seu convívio anual no próximo dia 13 de Junho, na aldeia do Sobral. A anteceder o convívio será prestada homenagem a título póstumo a Artur Augusto Ventura, natural desta aldeia e que foi sócio fundador do Grupo. Contamos ter na nossa companhia seus familiares mais directos, dos quais faz parte uma figura importante da televisão portuguesa.
O programa para este dia é o seguinte:
Às 12:00 horas recepção aos convidados, 12:15 mostra e venda de produtos locais nomeadamente queijo de cabra, broa, mel, aguardentes, azeite, aromas da terra e fumeiro de Arganil, 12:30 homenagem a Artur Augusto Ventura. 13:00 início do convívio.
A direcção do Grupo convida todos os associados/as, conterrâneos, amigos e colectividades congéneres a estar connosco neste dia verdadeiramente especial para todos nós.
Por motivos de logística agradecemos confirmação até ao dia 10 de Junho através dos seguintes contactos:
Carlos de Jesus 933 523 230 - 969 920 912, Arnaldo Rosa 213 148 518 ou 914 239 057, Luís Rosa 213 573 134 Joaquim Almeida Alves 235 761 160
Gostaríamos de ter o maior número de amigos, compareça será bem-vindo!
A direcção
in Jornal de Arganil, de 28/05/2009

PS faz campanha numa visita do primeiro-ministro

Girão Vitorino (PS), que há vários mandatos governa a Câmara de Góis, decidiu, por motivo particular, não se recandidatar. A lista socialista será encabeçada por Maria de Lurdes Castanheira, uma mudança que inquietou o PS local. Prova disso surgiu esta semana quando o primeiro-ministro ali se deslocou para proceder ao lançamento dos contratos das redes de nova geração. Na hora dos discursos, foi Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas, quem foi mais aplaudido. Depois de apontar Girão Vitorino como "ganhador de causas", manifestou-se disponível para "ajudar na próxima luta". A "próxima luta" estava bem visível no Largo da Câmara: um carro de propaganda do PS que não deixou de marcar presença, constante, no acto oficial do Governo.
João Pedro Henriques
in Diário de Notícias, de 30/05/2009

"ENCONTRO EX. COMBATENTES DO ULTRAMAR DO CONCELHO DEGÓIS

Realizou-se no passado dia 30 de Maio o Encontro de ex-combatentes do Ultramar, do concelho de Góis.

Depois da concentração no Largo do Pombal de cerca de três dezenas de ex-combatentes, alguns acompanhados das respectivas esposas, seguiu-se a Romagem ao cemitério da vila onde foi depositada uma palma de flores. O camarada José Alberto Barata recordou todo os militares do concelho falecidos em combate e, posteriormente, na vida civil.

Terminada a cerimónia os combatentes nas Ex-Províncias Ultramarinas de Angola, Moçambique, Guiné, Macau, S. Tomé e Príncipe e Índia deslocaram-se ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, onde o camarada José Girão Vitorino recordou os militares do concelho falecidos em combate, aí colocando um ramo de flores.

O Encontro terminou com um almoço de confraternização entre os ex-combatentes presentes, pertencentes a povoações das freguesias de Góis, Vila Nova de Ceira, Cadafaz e Colmeal, sem antes a Comissão Organizadora composta pelos Camaradas Abilio Cardoso, José Álvaro, António Lopes e José Serra terem feito a entrega de uma placa ao camarada José Girão na qualidade de Presidente da Câmara de Góis onde se lia ( Os Combatentes do Ultramar do Concelho de Góis Homenageiam o Camarada José Girão Vitorino - Góis, 30-Maio-2009). A cerimónia teve a colaboração de José Alberto Barata o qual, em representação dos presentes, teve palavras de apreço para o camarada Girão.


Jovens de Góis apresentam iniciativa todos por Góis a Maria de Lurdes Castanheira

No âmbito da iniciativa TODOS POR GÓIS, promovida pela Juventude Socialista de Góis, um grupo de jovens reuniu com Maria de Lurdes Castanheira, candidata do Partido Socialista às próximas Eleições Autárquicas.
Esta reunião teve como principal objectivo a apresentação à futura Presidente da Câmara Municipal de Góis das suas reais preocupações em relação ao futuro do Concelho de Góis, que vão desde o desemprego, a necessidade de apoios, à fixação dos jovens, à necessidade urgente de uma política local de habitação para os jovens, entre outras.
Por considerarem que os seus contributos podem ser válidos no desenvolvimento do seu Concelho, e porque sem os jovens o futuro do Concelho poderá estar comprometido, os jovens de Góis pretendem ver discutidos os verdadeiros problemas do Concelho ao invés das habituais quezílias politico-partidárias próprias dos momentos de campanha eleitoral.
Ao unirem-se com o lema TODOS POR GÓIS, os jovens apresentaram também a Maria de Lurdes Castanheira a iniciativa que pretendem dinamizar no último sábado de Maio e que pretende reunir os contributos de todos os jovens de Góis, independentemente da sua opinião partidária, através da promoção de um debate público, onde possam falar abertamente e sem receios sobre o futuro do nosso Concelho.
Esta iniciativa para além de um espaço de debate e troca de ideias, terá também uma vertente desportiva e de lazer, a divulgar oportunamente.
A candidata do PS às Eleições, Lurdes Castanheira
in Jornal de Arganil, 28/05/2009

Cadafaz terra com história

"A NOSSA SEDE ESTÁ AINDA MAIS BONITA"

Carta aberta a todos os Cadafazenses


Caras Amigos: Um pedido
Depois das obras que foram realizadas na nossa aldeia nos últimos anos, tudo parece agora mais fácil para este bom povo da serra, que sempre tem sofrido na pele as marcas do tempo, causadas pelo trabalho pesado, e pelo isolamento destas terras, pois a distância que os separa dos grandes Centros por si só, já é um grande pesadelo, principalmente para os que amando, sentem o seu torrão natal.
Finalmente, com a ajuda da Câmara Municipal de Góis, da Junta de Freguesia do Cadafaz, do Conselho Directivo dos Compartes da Freguesia, a contribuição do povo residente, e de alguns amigos da Beira Serra, foi possível nos últimos tempos, dotar o Cadafaz com sanitários públicos, casa mortuária, coreto, um adro da igreja condigno; para além de transformar a nossa escola primária desactivada, num espaço social destinado a apoio à 3.ª idade, parece surgir agora uma nova esperança para este bom povo serrano, que muito se tem fartado de esperar!...
A actual direcção da União Recreativa de Cadafaz (U.R.C.) tem feito vários contactos, e está ainda da empenhada, em colocar esta obra criada na Aldeia, ao serviço da população residente o mais rápido possível, na tentativa de, por um lado dar melhores condições aos idosos, por outro lado criar também alguns postos de trabalho com o fim de combater um pouco a desertificação, procedeu também recentemente, à substituição da telha e pintura da sua sede, trabalhos que já se encontram concluídos.
Ao longo do nosso mandate à frente dos destinos da U.R.C. "embora com alguma dificuldade" foi possível, como atrás foi dito, realizar algumas obras de carácter urgente, com a comparticipação dos compartes, da Câmara Municipal de Góis, da Junta de Freguesia de Cadafaz e de alguns amigos: também, saldar todas as obras de adaptação do espaço social criado, apetrechando-o com o equipamento adequado; Resta-nos agora, e de acordo com as contas anexas, dar continuidade a um peditório público que está em marcha, (Campanha 1 da Telha), e que para o qual já alguns Cadafazenses contribuíram.
A Direcção da U.R.C. considera que finalmente, estão criadas as condições necessárias para virar mais uma página da história da povoação do Cada faz e da própria União Recreativa tendo em conta o esforço que foi feito por toda a direcção, nomeadamente pelo primeiro secretário da direcção e do tesoureiro respectivamente, para se conseguir o pouco que já se tem, mas como é lógico, vai continuar a contar com as ajudas das forças vivas da Freguesia e das respectivas Autarquias e dos próprios compartes; pois como é sabido, sem haver algum dinheiro não será possível a nossa colectividade lançar mãos a obras desta' natureza, já que as cotas dos associados são a única receita própria com que pode contar, e que par falta de meios andam um pouco atrasadas, vai ser um próximo desafio.
Se porventura continuarmos merecermos a confiança dos nossos sócios, continuamos também disponíveis para lançar mãos a outros desafios, pois não nos podemos esquecer dos jovens que em 1974-1975 levaram por diante o arrojado projecto para o campo de jogos do Cadafaz e que infelizmente ainda não foi concluído. Para além disso, é nosso propósito sensibilizar as nossas Autarquias para que não seja esquecido o arranjo urgente do nosso lavadouro, o saneamento básico da aldeia do Cadafaz, o corte e alargamento das curvas entre Cadafaz e Cabreira, e colocação de raids de protecção, a colocação de bocas-de-incêndio e nomes em todas as ruas da povoação: a Criação de um museu a instalar no moinho antigo, da Colectividade.
Estas são pois algumas das nossas intenções para o futuro da colectividade e da nossa terra, mas só serão possíveis se todos estiverem de mãos dadas, igualmente atentos e preparados; para" a construção urgente do nosso próprio mundo. Como serrano que sou, "Filho e neto de pastor" sempre acreditei que é bom sonhar!... Mas é sonhando acordado que se deve preparar o nosso próprio desaparecimento.
A UNIÃO FAZ FORÇA!... Ajudem-nos a tornar o nosso sonho realidade.
Sempre a Bem do Cadafaz
A Direcção
In Jornal de Arganil, 28/05/2009

Colmeal - Pelos trilhos do vento e da solidão

Mas pouco antes das oito horas começaram a surgir os primeiros caminheiros, entre os quais um grupo de jovens escoteiros de Arganil, preparando-se para partir do Largo rumo a Aldeia Velha.

A Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais havia preparado café, sandes, pão-de-ló da avó para além de tudo o mais, para o pequeno-almoço servido na sua casa de convívio. Depois, mais aconchegados, os caminheiros partiram rumo ao nevoeiro que se quis associar à solidão nesta caminhada pelos trilhos do vento. Os chuviscos pararam entretanto.
A torre de vigia, bem lá no alto, recortava a sua silhueta no nevoeiro que a todos privava de apreciar a paisagem à sua volta. Os caminheiros iam passando pelas eólicas e só momentânea e esporadicamente o nevoeiro lhes permitia uma visão rápida das gigantescas torres dos ventos.
Com uma temperatura extraordinariamente amena e sem chuva, a caminhada processava-se sem quaisquer problemas. Percorridos os caminhos das eólicas começou a suave e agradável descida para a Malhada. A boa disposição era bem visível no rosto dos cento e vinte caminheiros que se aventuraram pelos trilhos do vento e neste caso sem solidão. Um reagrupamento junto à capela, passada que foi a antiga escola, proporcionou uma chegada com alegria e boa disposição. A Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais que desde o primeiro momento se disponibilizara para colaborar com a União Progressiva nesta realização tinha preparado um "reabastecimento" com febras, entremeadas, enchidos e queijo, de modo a que os caminheiros tivessem "combustível" até à escala seguinte.
Passada que foi a Foz da Cova os caminheiros facilmente atingiram a simpática aldeia do Soito onde São Pedro lhes parecia dizer que estava a controlar o tempo para que tudo corresse pelo melhor. A Comissão de Melhoramentos do Soito, que também se quisera associar a esta nossa iniciativa apresentava umas broas esmagadas, feitas no seu forno comunitário e que estavam uma delícia.
No Parque de Merendas das Seladas tudo estava preparado e as mesas postas aguardavam a chegada dos caminheiros. Depois, com um sol radioso, foi deliciarem-se com uma sopa serrana espectacular e uma grelhada mista com arroz de feijão. As sobremesas, como vem sendo hábito, confeccionadas pelas Senhoras do Colmeal, estavam deliciosas. O artesanato e os produtos locais que também estiveram presentes nesta realização, foram objecto de uma apreciável procura, o que vem provar mais uma vez que temos bons produtos e excelentes produtores.
No momento próprio, o presidente da União Progressiva da Freguesia do Colmeal proferiu palavras de agradecimento pelas ajudas e colaboração recebidas e também de regozijo pelo modo como a iniciativa havia decorrido. Os senhores presidentes da Junta de Freguesia do Colmeal e das Comissões envolvidas e ali presentes - Aldeia Velha e Malhada e Casais, elogiaram o evento e o espírito da realização conjunta. A Junta de Freguesia de Olival de Basto fez chegar à União Progressiva uma simpática lembrança e também Magalhães Pinto, nosso associado e dirigente da Associação Desportiva da Efacec no Porto, que participou nesta actividade com um apreciável número de caminheiros, teve a gentileza de oferecer uma prenda alusiva.
in Jornal de Arganil, 25/05/2009


Para animar os presentes ainda houve concertinas e desgarradas para lembrar outros tempos. O Carvalhal e a Malhada continuam a ter bons e entusiásticos executantes. E com boas gargantas.

São Pedro foi amigo, esteve connosco e o tempo ajudou.

Vamos já preparar a próxima.

Recrutamento

Encontra-se aberto, pelo prazo de 10 dias úteis após publicação do aviso no Diário da República, procedimento concursal comum para o recrutamento de sete trabalhadores, com vista à constituição de relação jurídica de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, pelos períodos de 4 e 3 meses para os seguintes lugares, respectivamente:

A) - 5 lugares de Assistente Operacional
(Vigilante Móvel de Florestas)

B) - 2 lugares de Assistente Operacional

(Nadador Salvador) Comentar


in CMG

Jantar convívio de antigos alunos da ESA em Góis

Os antigos alunos da Curso Escola Secundária de Arganil vão reunir-se novamente, num jantar convívio no próximo dia 10 de Junho.
O repasto irá ter lugar no Restaurante "Beira Rio" em Góis, e, durante o jantar, recordando o passado, pretende-se "avivar o presente e reviver a amizade entre colegas, professores e funcionários, todos podendo fazer-se acompanhar de seus familiares".
As marcações para o jantar, ao preço de 15 euros por pessoa, poderão ser feitas até ao dia 9 de Junho para:
Pedro Alvoeiro, 967992526, Palvoeiro@hotmail.com
João Travassos, 963358339, joaotravassos@hotmail.com
Maria Helena Paiva, 962911863 e 235202349
Vamos voltar ao Colmeal

No próximo dia 21 de Junho a União vai voltar a mostrar e a divulgar o Colmeal e a nossa freguesia.

Sócios e amigos da colectividade fizeram chegar até nós muitas solicitações no sentido de organizarmos novamente um passeio até ao Colmeal.
Vamos procurar mostrar o que de mais espectacular a natureza deu ao concelho de Góis e à freguesia. As serranias polvilhadas de aldeias dispersas, o rio Ceira e muito especialmente as pessoas, simples, afáveis, generosas e simpáticas para quem as visita.


Haverá uma excursão (preço único de 26 euros c/ almoço incluído) que sairá de Lisboa pelas 8 horas do local habitual (Sete Rios - frente ao Jardim Zoológico).
Seguiremos pela A1, Condeixa, Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Colmeal. O regresso será feito cerca das 18 horas.

Pelas 13 horas, o almoço será servido no aprazível Parque de Merendas das Seladas.
Se estiver no Colmeal e quiser associar-se ao nosso almoço, serão apenas 10 euros.

Estamos certos que vão ser momentos bastante agradáveis onde nos iremos divertir e conviver com familiares e amigos. As sobremesas sempre muito apreciadas serão mais uma vez, uma gentileza das senhoras do Colmeal.
Haverá surpresas e música para dançar.

Os nossos produtores e artesãos estarão presentes com os seus produtos genuínos para que os possamos apreciar e adquirir. Uma oportunidade a não desperdiçar.

Solicitamos o favor de efectuarem a vossa reserva, se possível até dia 10 de Junho, para os seguintes contactos:

Colmeal - José Álvaro / "Bela" - 235 761 490
Lisboa - António Santos - 21 7153174 / 96 2372866
- Maria Lucília - 21 8122331 / 91 4815132

Venha connosco passar um dia diferente.
Mas venha mesmo… porque estamos à sua espera.
E ajude-nos a divulgar o Colmeal, a freguesia e o nosso concelho.

Governo lança concurso para RNG rural na Zona Centro

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, lançaram esta tarde em Góis o Concurso Público para implementação das Redes de Nova Geração (RNG) na Zona Centro do País.

Com o objectivo de assegurar a coesão territorial e, acima de tudo, em defesa da igualdade de oportunidades, o Governo irá lançar cinco Concursos Públicos (Centro, Alentejo e Algarve, Norte, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores) destinados a colmatar possíveis falhas do mercado em 136 Concelhos. Portugal é o primeiro país a avançar com uma medida inovadora - o Investimento em RNG em Zonas Rurais - que conta com o apoio da Comissão Europeia.

Considerando que as economias de escala e de densidade inerentes às RNG, aliadas à magnitude do investimento em causa e ao risco associado, poderão conduzir a que as zonas rurais e/ou remotas não consigam atrair os investimentos dos operadores privados, pelo que, na ausência de incentivos públicos, o fosso digital entre zonas urbanas e rurais não só tenderá a aumentar como poderá tornar-se permanente, o Governo avança para a criação de condições que façam atrair a iniciativa privada para 136 Concelhos, mediante o lançamento de Concursos Públicos para a construção, instalação, financiamento, exploração e manutenção de RNG, em regime de co-financiamento.

O critério que determinou os Municípios abrangidos por esta iniciativa foi a inexistência num passado recente de investimento em infraestruturas de rede de cabo coaxial e a inexistência de investimento, por parte de operadores alternativos, em infraestrutura própria. Os 136 Concelhos que preenchem estes requisitos situam-se:
31 no Alentejo
5 no Algarve
43 no Centro
44 no Norte
1 na Região Autónoma da Madeira
12 na Região Autónoma dos Açores.

Com esta iniciativa, Portugal posiciona-se como país pioneiro na implementação das RNG nas zonas rurais com uma acção que pretende cobrir todo o território, dando iguais condições de acesso à Sociedade de Informação a todos os cidadãos.

Góis marca o arranque

Hoje é lançado em Góis o Concurso Público para investimento em RNG na Zona Centro. Com este incentivo governamental, outros 42 Concelhos serão abrangidos pelas RNG: Aguiar da Beira, Almeida, Alvaiázere, Ansião, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castro Daire, Constância, Ferreira do Zêzere, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Mação, Manteigas, Meda, Miranda do Corvo, Mortágua, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penalva do castelo, Penamacor, Penela, Pinhel, Proença-a-Nova, Sabugal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sardoal, Sátão, Sertã, Sever do Vouga, Tábua, Trancoso, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Paiva, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

Investimento em RNG apoiado por fundos europeus

Saliente-se que a Comissão Europeia reconhece que as RNG contribuem para a sustentabilidade do crescimento económico e para o desenvolvimento social, considerando que os investimentos nestas infraestruturas devem ser tidos como elementos preponderantes para a Europa recuperar da actual crise económica e financeira, tendo afectado, ao abrigo do Plano de Relançamento da Economia Europeia, fundos estruturais ao investimento nestas redes especificamente em zonas rurais. Desta forma, o programa português para levar as RNG a estes 136 Concelhos conta com fundos atribuídos pela União Europeia.

VisaBeira quer criar 1500 empregos com RNG

Ao princípio da manhã, a comitiva governamental visitou um trabalho de construção e passagem de fibra da Viatel, uma empresa do grupo VisaBeira especializada em serviços de produção e manutenção de redes de comunicação. No Bairro Norton de Matos, em Coimbra, José Sócrates, Mário Lino e Paulo Campos assistiram à passagem de cabos em conduta e fusão da fibra.

A Viatel está a realizar a cablagem de 8.000 casas nesta zona da cidade. Em 2009 conta perfazer cerca de 100.000. É a maior empresa de serviços neste sector, com uma quota de mercado superior a 50% na produção e manutenção de redes de comunicações, sector em que emprega cerca de 2.000 pessoas. A prestação de serviços no campo das RNG deverá gerar cerca de 1500 postos de trabalho até ao final deste ano. A administração da Viatel está apostada em reforçar o centro de formação com vista à criação de uma nova profissão com uma forte vertente técnica: o juntista. As RNG vieram criar uma necessidade exponencial de mão-de-obra altamente especializada.Governo lança concurso para RNG rural na Zona Centro

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, lançaram esta tarde em Góis o Concurso Público para implementação das Redes de Nova Geração (RNG) na Zona Centro do País.

Com o objectivo de assegurar a coesão territorial e, acima de tudo, em defesa da igualdade de oportunidades, o Governo irá lançar cinco Concursos Públicos (Centro, Alentejo e Algarve, Norte, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores) destinados a colmatar possíveis falhas do mercado em 136 Concelhos. Portugal é o primeiro país a avançar com uma medida inovadora - o Investimento em RNG em Zonas Rurais - que conta com o apoio da Comissão Europeia.

Considerando que as economias de escala e de densidade inerentes às RNG, aliadas à magnitude do investimento em causa e ao risco associado, poderão conduzir a que as zonas rurais e/ou remotas não consigam atrair os investimentos dos operadores privados, pelo que, na ausência de incentivos públicos, o fosso digital entre zonas urbanas e rurais não só tenderá a aumentar como poderá tornar-se permanente, o Governo avança para a criação de condições que façam atrair a iniciativa privada para 136 Concelhos, mediante o lançamento de Concursos Públicos para a construção, instalação, financiamento, exploração e manutenção de RNG, em regime de co-financiamento.

O critério que determinou os Municípios abrangidos por esta iniciativa foi a inexistência num passado recente de investimento em infraestruturas de rede de cabo coaxial e a inexistência de investimento, por parte de operadores alternativos, em infraestrutura própria. Os 136 Concelhos que preenchem estes requisitos situam-se:
31 no Alentejo
5 no Algarve
43 no Centro
44 no Norte
1 na Região Autónoma da Madeira
12 na Região Autónoma dos Açores.

Com esta iniciativa, Portugal posiciona-se como país pioneiro na implementação das RNG nas zonas rurais com uma acção que pretende cobrir todo o território, dando iguais condições de acesso à Sociedade de Informação a todos os cidadãos.

Góis marca o arranque

Hoje é lançado em Góis o Concurso Público para investimento em RNG na Zona Centro. Com este incentivo governamental, outros 42 Concelhos serão abrangidos pelas RNG: Aguiar da Beira, Almeida, Alvaiázere, Ansião, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castro Daire, Constância, Ferreira do Zêzere, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Mação, Manteigas, Meda, Miranda do Corvo, Mortágua, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penalva do castelo, Penamacor, Penela, Pinhel, Proença-a-Nova, Sabugal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sardoal, Sátão, Sertã, Sever do Vouga, Tábua, Trancoso, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Paiva, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

Investimento em RNG apoiado por fundos europeus

Saliente-se que a Comissão Europeia reconhece que as RNG contribuem para a sustentabilidade do crescimento económico e para o desenvolvimento social, considerando que os investimentos nestas infraestruturas devem ser tidos como elementos preponderantes para a Europa recuperar da actual crise económica e financeira, tendo afectado, ao abrigo do Plano de Relançamento da Economia Europeia, fundos estruturais ao investimento nestas redes especificamente em zonas rurais. Desta forma, o programa português para levar as RNG a estes 136 Concelhos conta com fundos atribuídos pela União Europeia.

VisaBeira quer criar 1500 empregos com RNG

Ao princípio da manhã, a comitiva governamental visitou um trabalho de construção e passagem de fibra da Viatel, uma empresa do grupo VisaBeira especializada em serviços de produção e manutenção de redes de comunicação. No Bairro Norton de Matos, em Coimbra, José Sócrates, Mário Lino e Paulo Campos assistiram à passagem de cabos em conduta e fusão da fibra.

A Viatel está a realizar a cablagem de 8.000 casas nesta zona da cidade. Em 2009 conta perfazer cerca de 100.000. É a maior empresa de serviços neste sector, com uma quota de mercado superior a 50% na produção e manutenção de redes de comunicações, sector em que emprega cerca de 2.000 pessoas. A prestação de serviços no campo das RNG deverá gerar cerca de 1500 postos de trabalho até ao final deste ano. A administração da Viatel está apostada em reforçar o centro de formação com vista à criação de uma nova profissão com uma forte vertente técnica: o juntista. As RNG vieram criar uma necessidade exponencial de mão-de-obra altamente especializada.
CENTRO DE PORTUGAL MAIS VERDE

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra e da campanha promocional "Centro Experience - Carbono 0", realizou-se, no passado dia 22 de Abril, pelas 11h30, uma acção de promoção ambiental e de desenvolvimento sustentado do território, na Aldeia de Aigra Nova, localizada no Município de Góis.

A assunção de boas práticas em matérias ambientais aplicadas ao sector do turismo representa um caminho de futuro e um compromisso de responsabilidade social, assim como um instrumento para o desenvolvimento de estratégias qualificadoras dos destinos turísticos.

A Marca CENTRO DE PORTUGAL, ciente da sua responsabilidade social enquanto agente impulsionador de dinâmicas turísticas, desenvolveu o conceito "CENTRO EXPERIENCE CARBONO 0" procurando comunicar a diversidade de experiências oferecidas no Centro de Portugal e contribuir para a sustentabilidade ambiental do território.

Neste contexto, a campanha "Centro Experience Carbono 0" teve dois momentos de excelência aquando das mais importantes feiras de turismo internacionais: a FITUR em MADRID (de 28 Janeiro a 01 Fevereiro/09) e a ITB em BERLIM (de 11 a 15 Março/09). Nestes certames, visitantes profissionais e público em geral foram convidados a apadrinhar uma árvore (espécie autóctone) para posterior plantação no Centro de Portugal. As árvores foram adquiridas na Maternidade das Árvores da Aigra Nova - aldeia integrada na Rede das Aldeias de Xisto, parceira do projecto em curso.

Assim, e no âmbito da Campanha "Centro Experience - Carbono 0", a marca Centro de Portugal procedeu à plantação das árvores adquiridas no dia 22 de Abril - Dia da Terra, pelas 11h30, na Aigra Nova, município de Góis. Esta acção contou com a colaboração da LOUSITÂNEA - Liga dos Amigos da Serra da Lousã, do Agrupamento das Escolas de Góis, da Câmara Municipal de Góis, da ADXISTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico Das Aldeias de Xisto e da empresa Trans Serrano.

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, foi convidado para participar neste importante momento promocional.

in Ribeira de Pena

Em quatro aldeias
"Tradições do Xisto" revitaliza aldeias do concelho de Góis

O município de Góis e a Lousitania - Liga dos Amigos da Serra da Lousa, desenvolveram o projecto "Tradições do Xisto" que contemplará as quatro aldeias de xisto do concelho, Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena. A apresentação teve lugar na Aigra Nova e o projecto contempla diversas vertentes, como a criação de Núcleo Vivo das Aldeias do Xisto, Ecomuseu das Aldeias do Xisto e da Serra da Lousa e um Museu das Tradições do Xisto, constituído por vinte núcleos interpretativos espalhados pelas quatro aldeias, como por exemplo, um cabril, um forno e alambique comunitários, núcleo de fósseis marinhos, adega e lagar do vinho, entre muitos outros.

Em todas as aldeias existirão núcleos de hortas tradicionais e soutos centenários, em Aigra Nova existirá uma reserva de burros para passeios turísticos, e em Aigra Velha, um parque de campismo rural. Os turistas poderão visitar estes núcleos autonomamente , guiados por monitores da Lousitania ou pelos próprios habitantes locais.

O objectivo deste projecto, que acaba por ser uma continuidade do programa da Rede das Aldeias do Xisto, "é atrair os próprios habitantes das povoações ou novos habitantes para ai encontrarem perspectivas de futuro e rentabilizar o investimento que tem sido feito de há uns anos para cá", elucidou Paulo Silva. O presidente da Lousitania referiu ainda que, caso o projecto seja aprovado, já conta com dois elementos para trabalhar, Catarina Claro, oriunda de Aigra Velha, que "só não volta para a sua terra de origem, porque não encontra trabalho", e Jorge Lucas, "um jovem que quer largar a cidade e vir viver para Góis", revelou.

O dia da apresentação do projecto contou com a realização de ateliers de animação, visita a um cabril - onde foi votada a cabra mais robusta e a cabra mais amigável - degustação do mel das aldeias, e visita à maternidade das árvores, onde alguns dos presentes tiveram oportunidade de semear azevinho, entre outras espécies.

Foi ainda divulgado o vídeo, "Núcleo vivo das Aldeias do Xisto", que regista, de acordo com Paulo Silva, "o trabalho que tem sido feito nas aldeias ao longo destes seis anos", contendo testemunhos de algumas pessoas residentes nestas quatro aldeias ou que directa ou indirectamente a elas se encontram relacionadas.

"Orgulho no que é nosso"
Após ter vivenciado alguns dos ateliers apresentados, Diamantino Garcia sublinhou que " que vimos foi o que temos de mais profundo da nossa cultura e que nos diz muito a nós todos", sustentando que "sou daqueles que defendem que a cultura não é só livresca". O vice-presidente da Câmara Municipal de Góis deixou ainda um agradecimento "muito especial" aos habitantes das quatro aldeias, pois, no seu entender "sem eles não seria possível realizar todos estes projectos". Agradeceu também aos técnicos da autarquia e, naturalmente, à Lousitanea, "a nossa parceria que nos tem ajudado e que tem sido o coração destas aldeias".

O edil lamentou apenas "que no nosso concelho ainda haja gente que desconhece as aldeias do xisto", por isso, afirmou, "o passo seguinte é que os goienses passem a ter orgulho naquilo que é nosso".

Em representação da ADXTUR, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Rui Simão, considerou que o projecto


Abertura | Góis em Notícias | Personalidades | Página das letras | Actividades Desportivas | Informações gerais | Negócios e empresas | Livro de visitas | Agenda 21L | Site Map


Back to content | Back to main menu